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Avenida Perimetral



Avenida Perimetral - uma breve análise

O projeto da construção da Avenida Perimetral do Porto, um corredor viário que irá contornar toda a faixa portuária, da Alemoa à Ponta da Praia, tem como finalidade minimizar os problemas de logística do porto, através da remoção e realocação dos de seus sistemas viários e ferroviários.
A transferência da circulação de caminhões e trens, do interior do cais para a sua periferia, permitirá uma melhor organização das atividades de armazenagem. No cais do Outerinhos, por exemplo, as ruas entre antigos armazéns poderão ser ocupadas por novos armazéns ou até mesmo por pátios de contêineres.

Se por um lado poderá organizar o porto, por outro lado a nova avenida poderá desorganizar a cidade. Isto porque o projeto foi idealizado em Brasília, todo ele concebido sob a ótica do porto, e não da cidade E do porto, ou até mesmo da região. Isto poderá causar falhas na articulação da nova avenida com as áreas contíguas ao cais, acentuando os conflitos urbanos que já existem entre o porto e a cidade.
A futura Perimetral estará adjacente a bairros como Paquetá
e Macuco, onde existem inúmeros edifícios históricos relevantes.
No projeto original foi incluída a construção, no Centro Histórico, de um túnel subterrâneo de 800 metros que criaria uma esplanada junto aos antigos armazéns do Valongo, permitindo integrar de vez o mar à parte mais antiga da cidade e transformá-la em importante zona turística (no mapa acima figura como "novo boulevard"). Mas esta iniciativa de integração porto/cidade acabou sendo descartada e caminhões e trens continuarão sendo um obstáculo que, certamente, dificultará o mais importante projeto econômico de Santos.

Também no Paquetá a futura avenida se coloca como uma ameaça. Seu projeto prevê a construção de um viaduto de 540 metros junto à Bacia do Mercado, afetando, não só a paisagem, como também as potencialidades desse importante logradouro para o futuro turístico de Santos.

A Perimetral cortará outro importante bairro histórico, o Macuco, onde são incontáveis os edifícios históricos da primeira metade do século XX. A presença da avenida poderá incrementar sua atual degradação, vindo a prejudicar qualquer tentiva de adensamento do bairro com a construção de novos edifícios para moradia, o que otimizaria a sua infra-estrutura e aliviria a já saturada zona da orla das praias.

Os prejuízos ao patrimônio urbano não ocorrerão somente na cidade, mas também na zona do porto. O projeto do traçado da Avenida passa onde hoje existem inúmeros edifícios históricos construídos pela antiga Cia Docas de Santos quando da construção do cais, no início do século XX. São antigos armazéns, oficinas e estaleiros que, se preservados, poderiam servir de atrativos à nova avenida, com a instalação de equipamentos que melhor permitissem a integração do porto com os bairros adjacentes.
Antiga oficina da Cia Docas de Santos, que será demolida para a abertura da Av. Perimetral. Abaixo, outra oficina, com arquitetura única na cidade, também ameaçada pela futura avenida.
A localização e construção de um túnel sob o estuário ligando Santos e Guarujá, uma idéia por hora deixada de lado, é outro ponto que deve ser questionado, já que não faz parte de um projeto maior, regional, de integração metropolitana entre os municípios da Baixada Santista, no sentido leste-oeste.

O projeto da Avenida Perimetral é de suma importância para o porto, mas deve sê-lo também para a cidade, uma oportunidade de requalificar os bairros históricos do Centro, Paquetá e Macuco, hoje total ou parcialmente degradados e com potencialidades turísticas desprezadas.

A nova avenida deveria ser também uma oportunidade de reorganizar o fluxo de automóveis, integrando de forma rápida o Centro Histórico às outras regiões da cidade, como a Ponta da Praia, e aliviando o plano urbano de Saturnino de Brito, cada vez mais saturado.

A Perimetral não deve ser um obstáculo ao desenvolvimento urbano da cidade, ao contrário, deveria ser encarada como um desafio para a requalificação e transformação positiva da paisagem urbana de Santos.



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