PONTOS TURISTICOS
Aquário de Santos
Em seus 35 tanques de água doce e salgada estão expostas cerca de 90 espécies identificadas por fotos e textos. O casal de lobos-marinhos é a maior atração. O Aquário foi inaugurado em 1945 e tornou-se ponto de referência no socorro aos animais marinhos que aparecem feridos na orla. Tem 1mil m² e será ampliado em cerca de 80%.
Câmara Municipal
O prédio onde está instalada a Câmara Municipal foi construído no terreno onde se localizava a casa de José Bonifácio, em 1763. Há uma placa de bronze na fachada da edificação que marca tal fato.
Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat
Acesso a partir do bonde funicular que parte da Pça. Correa de Melo, 33 ou por uma escadaria de 415 degraus, com nichos representando a via sacra. Construída em 1603, é cenário de festejos religiosos em honra da padroeira de Santos, no dia 8 de setembro.
Casa da Câmara e Cadeia
Monumento arquitetônico em estilo colonial, cuja construção terminou em 1869, quando recebeu o Senado da Câmara, que ali funcionou até 1894. Em 1870, no andar térreo, foi instalada a Cadeia de Santos, até cerca de 1950. Atualmente abriga as Oficinas Culturais Pagu, a Delegacia Regional de Cultura e a Federação Santista de Teatro Amador.
Casa de Frontaria Azulejada
Erguida em 1865 para funcionar como Comércio no térreo e residência no andar superior, tem fachada revestida de azulejos azuis em alto relevo. Desapropriada em 1986, na época removeram-se todos os azulejos, para restauração e produção de réplicas artesanais, devolvendo-se à fachada 7 mil peças. Desde 1997 pertence à Fundação Arquivo e Memória de Santos.
Catedral de Santos
Em estilo neo-gótico, começou a ser construída em 1909. Sua semelhança com a Catedral da Sé, de São Paulo, vem do fato de ser o engenheiro prussiano Maximiliano Hell, o responsável pelo projeto das duas igrejas. A cúpula abriga um carrilhão de sete sinos.
Estação de Ferro do Valongo
Com influência da arquitetura inglesa vitoriana, faz lembrar a Victoria Station, de Londres. O prédio foi erguido no local onde funcionou o Convento de Santo Antonio do Valongo, que foi vendido em 1859 à Estrada de Ferro São Paulo Railway Co., que construiu a ferrovia por iniciativa do Barão de Mauá. Largo Marquês de Monte Alegre, s/n.
Jardim Botânico Chico Mendes
É um parque público que abriga em seus 90 mil m² um acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais. O objetivo do parque é preservar principalmente espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso, no local também há uma biblioteca técnica para consultas, sala de aula e laboratórios.
Lagoa da Saudade
Possui uma boa infra-estrutura, com churrasqueiras, banheiros, lixeiras por todo o local e um half-pipe para aqueles que curtem o skate. Quem preferir pescar, tem a comodidade de plataformas ao redor.
Museu de Arte Sacra de Santos
Inaugurado em 1981, possui um valioso acervo com cerca de 600 peças, das quais mais de 400 estão expostas. Está instalado no antigo Mosteirode São Bento, cuja construção data de 1650 e constitui um importante exemplar do barroco adotado pelos beneditinos. No térreo encontra-se a Capela de Nossa Senhora do Desterro
Museu do Mar
Suas 21 mil conchas correspondem à maior coleção do gênero no país, entre as quais se destaca uma gigante de 138 kg. Seu acervo conta com vários exemplares de animais marinhos empalhados, aquários, uma biblioteca com 2.000 volumes e uma videoteca com cerca de 100 títulos. Há também um laboratório que dá suporte aos aquários do museu e classifica espécimes capturados.
Porto de Santos
É o primeiro porto do Brasil em movimentação de carga e em instalação, sendo o maior da América Latina e o primeiro do mundo em exportação de café. Sua origem data de 1545 e está vinculada ao tráfico de escravos e ao Comércio do sal. Em 1886, um grupo liderado por Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle obteve concesSão para construção e exploração do porto e, em 1890, obteve ampliação do prazo para 90 anos. A partir do século XIX contribuiu para a melhoria das condições sanitárias da região e desempenhou papel preponderante no desenvolvimento industrial do Estado e do País. Em 1980, a administração do porto passou a ser exercida pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), sociedade de economia mista, sob o controle acionário da Empresa de Portos do Brasil S/A (Portobrás).