Aquário
O Aquário Municupal de Santos, o mais antigo do país, é o parque mais procurado da cidade e o segundo mais visitado do Estado, com cerca de 500 mil visitantes por ano, número só superado pelo Zoológico de São Paulo.
Inaugurado a 2 de julho de 1945, com a presença de Gatúlio Nargas, então presidente da República, o Aquário Municipal de Santos foi uma iniciativa do prefeito Antonio Gomide Ribeiro Dos Santos. Com 1.000m² de área e 50 tanques, foi o primeiro e maior Aquário brasileiro, figurando como tal no Guiness Book Records, em 1995.
Em 1997 o Aquário sofreu uma reforma: perdeu tanques, mais ganhou um auditório e mais espaço para o setor técnico. Até julho de 2004,o Aquário possuía 35 tanques com capacidade para mais de 200 mil litros de água, onde viviam cerca de 70 espéciesdiferentes, com um total de 300 animais.
Em 16 de agosto de 2004, o Aquário fechou para uma grande reforma e amplicação, em obra prevista inicialmente para o período de 4 meses, a um custo orçando em R$ 2,5 milhões em recursos do Dade (Departamento de apoio e Desenvolivimento das Estâncias). O lobo-marinho foi transferido para o Orquidário Municupal, onde foi acomodado no lontrário até o final das reformas.
O novo Aquário reabriu em 26 de janeirode 2006, em festa de inauguração com a presença do Governador Geraldo Alckmin e do Prefeito João Paulo Tavares Papa.